segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Diferença entre processadores 32 bits para 64 bits



Saudações pessoas! Muitos se perguntam qual a diferença entre um processador de 32 bits para um de 64 bits. Hoje irei responde-los.
Tanto a Intel quanto a AMD já colocam no mercado os processadores que trabalham com arquitetura 64 bits. Em poucos anos, esse tipo de chip será padrão. Obviamente, muita gente já sabe que os chips de 64 bits são melhores que os de 32 bits, e vou lhes mostrar o porque.


32 bits x 64 bits

O processador de 64 bits é bem melhor(e mais caro) pois consegue rodar jogos mais rápidos, assim como programas pesados como, AutoCad, Programas da Adobe, entre outros. Quando estamos falando de processadores de 16, 32 ou 64 bits estamos falando de bits internos do chip – em poucas palavras, isso representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez. Um processador com 16 bits pode manipular um número de valor até 65.535. Se certo número tem o valor de 100.000 ou maior, ele terá que fazer a operação em duas partes. Um processador 32 bits, pode manipular números de valor até 4.2.94.967.296 em uma única operação. Para calcular esse limite, vamos fazer “2” elevado à quantidade de bits do processador: 2^64 = 1.84467441 * 10^19
Programas simples como editores de texto, provavelmente não irão usar um valor tão alto, nesse caso, processadores de 32 bits não são muito diferentes, as instruções são realizadas ao mesmo tempo(dependendo do clock do processador).
Aplicações em 3D ou programas como AutoCad precisam de uma boa capacidade para cálculo e aí um processador de 64 bits faz uma tamanhã diferença. Imagine operações que utilizem valores superiores a 4.294.967.296. Um processador de 32 bits terá que fazer cada etapa em duas vezes ou mais. No entanto, um processador de 64 bits fará esse trabalho em uma única vez em cada operação.
Há outros fatores a serem considerados, um deles é o sistema operacional, o funcionamento do computador está diretamente ligado à relação entre o sistema operacional e o hardware.

O Sistema Operacional e sua influência!

Se colocar um sistema de 32 bits em um computador com processador de 64 bits, o sistema não se adaptará automaticamente e continuará mantendo sua forma de trabalho. Então é necessário o desenvolvimento de sistemas capazes de rodar a 64 bits.
O desenvolvimento ou a adaptação de um sistema para trabalhar a 64 bits não é tão simples. É necessário que o sistema operacional seja compatível com um processador ou a linha de processadores, já que pode haver algumas diferenças.
Sistemas operacionais de 32 bits tem desvantagens em relação ao hardware. só consegue trabalhar com no máximo 4 GB de memória RAM, e o desempenho sistema ficará comprometido quando for utilizar aplicações pesadas.
Os sistemas de 64 bits conseguem lidar com os bits da memória RAM, e conseguem suportar até 128 GB de memória RAM e podem processar o dobro de informações que um de 32 bits.

Nenhum comentário :

Postar um comentário