sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sobrenatural ou genialidade? O Turco Autômato

O turco (The Turk)

O Turco foi criado para ser um jogador de xadrez autômato. Supostamente ele era provido de inteligência artificial e foi construído na metade do século XVIII, por Wolfgang Kempelen (1734-1804), com o objetivo de impressionar a rainha da Áustria, Maria Teresa, e sua corte. De 1770 até sua destruição num incêndio em 1854, foi exibido por vários proprietários. O mecanismo parecia ser capaz de jogar um partida contra um forte oponente humano, assim como executar o problema do cavalo, onde o cavalo deve ser movimentado no tabuleiro de modo a ocupar cada casa somente uma vez.

O Turco venceu a maioria dos jogos que disputou durante suas demonstrações pela Europa e América por quase 84 anos, incluindo desafiantes famosos como Napoleão Bonaparte, que tentou trapacear a favor do Turco e teve uma surpresa, e Benjamin Franklin. O Turco também foi tema de peças de teatro, filmes e de livros de ficção científica.
Apesar de várias fontes afirmarem que O Turco era na verdade um autômato falso, sendo uma ilusão mecânica que permitia a um jogador de xadrez escondido operar a máquina, nada disso foi provado, e até hoje, apenas um homem conseguiu ressuscitar a velha ilusão. Seu nome é John Gaughan, e ele aparece no vídeo do Canal History logo abaixo.



O Turco pode ser considerado como o avô de todas as máquinas e programas atuais de xadrez, encontrando-se entre elas o famoso Deep Blue, que surgiu com o avanço da tecnologia.

Tecnologia, ilusão ou algo sobrenatural? John Gaughan levou cerca de 20 anos para descobrir o mistério do turco e investiu cerca de $120.000 dólares nisso. Entretanto ele não tem a intenção de revelar os segredos que permeiam o autômato.


Se você gostou deste post, vai curtir este aqui também ;) 

Nenhum comentário :

Postar um comentário